Navigation Menu

Cabelo comprido: dicas para ter fios saudáveis e bonitos

Cabelo comprido: dicas para ter fios saudáveis e bonitos

Ter cabelo comprido significa cuidados redobrados. Seja na hora de lavar, hidratar ou secar, é preciso seguir algumas dicas para manter os fios sempre saudáveis.


Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que eu gosto muito de cuidar do meu cabelo comprido. Faço hidratações caseiras e sempre mostro os produtos que estou usando nos fios. Embora eu nunca tenha pintado o meu cabelo, eu gosto de cuidar e deixá-los sempre saudáveis, brilhosos e, principalmente, nutridos.

Abaixo, ensino o passo a passo para cuidar dos fios de maneira correta, desde o processo de lavagem até o corte. Confira! 

Como lavar os cabelos da maneira correta passo a passo

Não existe uma maneira certa ou errada de lavar os cabelos, no entanto, algumas dicas podem ser colocadas em prática. É importante conhecer seus fios, testar diversos produtos e perceber o que cumpre melhor a finalidade de higienizar os fios e ao mesmo tempo mantê-los saudáveis. 

  1. Utilize água em temperatura o mais baixa possível para molhar os fios;
  2. Aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos;
  3. Aplique no couro cabeludo já úmido, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas;
  4. Enxague bem sem deixar resíduos;
  5. Repita o processo se desejar uma limpeza mais profunda;
  6. Aplique condicionador somente no comprimento, nunca na raiz, após tirar toda a água dos fios;
  7. Faça movimentos de cima para baixo, espalhando o produto;
  8. Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante do produto;
  9. Enxague bem sem deixar nenhum resíduo.

É importante não deixar resíduos de xampu ou condicionador no cabelo, porque isso pode deixá-lo com aspecto pesado, grosso. Caso queira fazer uma hidratação caseira, opte por fazer isso entre as lavagens com xampu e condicionador (deixa entre 10 e 15 minutinhos).

Cabelo comprido: dicas para ter fios saudáveis e bonitos


Importância do protetor térmico

Além de proteger os fios do calor da chapinha, babyliss e secador, ajuda a selar as cutículas, diminui o frizz e ainda hidrata e dá mais brilho. Quem é que não quer tudo isso, hein? Para completar, o produto também prolonga o efeito da escova, mantém os cabelos modelados por mais tempo e facilita a escovação. Em contato com os raios solares, o uso de leave-in com proteção UV é indispensável para os cabelos. 

Existe protetor térmico para cada tipo de cabelo? Sim. Cabelos mais finos exigem protetores líquidos ou em spray à base de queratina, pois não pesam as madeixas e não causam oleosidade. 

Fios grossos necessitam de nutrição, ou seja, a opção em creme à base de silicone é a melhor opção. Os cachos pedem produtos em sérum, mousse ou creme com ação antifrizz e controle de volume. Já os crespos ficam mais hidratados com protetor térmico em creme ou spray, caso o fio seja mais fininho. Cabelos quimicamente tratados precisam de finalizadores com aminoácidos que ajudam a restaurar e proteger os fios. 

Como o protetor térmico deve ser aplicado? Deve ser aplicado antes de secar os cabelos, mas também pode ser usado como finalizador após a secagem. No geral, o produto deve ser aplicado em todo cabelo, com exceção da raiz, mecha por mecha. Antes de passar nos fios, a dica é esfregar o creme, óleo, sérum ou mousse nas mãos para intensificar o efeito. Depois é só finalizar com o uso do pente.

Agora que já sabemos como lavar os cabelos corretamente e também sobre a importância do protetor térmico, que tal saber mais sobre o corte? Ele é tão importante quanto todos os procedimentos acima!

Cabelo comprido: dicas para ter fios saudáveis e bonitos


Cortar com frequência faz o cabelo crescer? 

Não. Engana-se quem pensa que cortar os cabelos vai fazer com que os fios cresçam mais rápido. O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas. 

O grande benefício de aparar as madeixas está em eliminar as pontas duplas, que embaraçam com mais facilidade do que o restante do cabelo. A ponta dupla pode enrolar-se aos fios saudáveis e provocar a quebra, atrapalhando o crescimento rápido e saudável dos cabelos. Por isso, o indicado é renovar o corte a cada 90 dias, eliminando as pontas duplas que podem prejudicar a aparência das madeixas. Ah, uma ótima dica para quem não quer tirar muito comprimento, é fazer o famoso corte bordado!

Agora que você já sabe como ter fios saudáveis e bonitos, "bora' arrumar 1 hora por dia para cuidar de você e dos seus cabelos! Afinal, nós merecemos. :)

Até o próximo post,

Cris Felix.


0 comentários:

Gostaram? comentem :)

Siga @crisfeelix