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Corona Vírus: Como lidar com o estresse em meio a pandemia

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O mundo virou de cabeça para baixo com o  surgimento do corona vírus. E a gente em casa, com coração apertado e com uma sensação de impotência, né?!


Mercado de ações em colapso, álcool em gel  em falta, escolas e igrejas fechadas, desemprego aumentando, empresas falindo, e outras  coisas que só de pensar, trazem uma tristeza enorme . Uma situação difícil que pegou todo mundo de surpresa, nos obrigando a desacelerar.
O avanço do corona vírus, bem como a sua gravidade, se intensificam, os números de casos no Brasil passam dos  33 mil e as mortes  passam  de 2,141. Somos bombardeados de notícias que nos desestabilizam, e nos mostram uma nova e sombria realidade.

Em meio a tudo isso, é natural que vc se sinta angustiado e amedrontado. Mas existem algumas formas de lidar com o estresse e a ansiedade em meio a pandemia.

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1 - Mantenha-se informado, mas não bitolado

É importante saber o que está acontecendo no mundo, no Brasil e principalmente  sobre o que está acontecendo em sua cidade, para que você  possa informar aos amigos e familiares a importância de seguir as medidas de segurança recomendadas para a desaceleração do corona vírus. No entanto, tome cuidado, principalmente com o jornalismo sensacionalista que visa aterrorizar as pessoas. 
  •  Procure por fontes confiáveis , como por exemplo o site do Ministério da Saúde;
  •  Não passe o dia todo vendo o noticiário, vá com calma. Deixar o rádio e a tv ligada em canais jornalísticos não é bom, atualizar o feed do Instagram de 10 em 10 minutos desesperado por novidades, tão pouco. Esse comportamento vai tirar a sua paz, vai te causar um estresse tremendo e uma ansiedade absurda.
  • O que você anda compartilhando? Verifique todas as informações que você receber antes de transmiti-las, na dúvida, ignore. Evite espalhar fake news e  causar pânico desnecessário nas pessoas.

2- Corona vírus como tema principal de toda conversa

Conversar,  virtualmente ou pessoalmente,  com nossos amigos e familiares é uma forma de diminuir os impactos do isolamento social. Porém, não tenha como tema principal do seu bate-papo, o corona vírus. Tenha conversas agradáveis, coloque os assuntos em dia, evite falar com pessoas negativas, faça uma pausa nos assunntos que te causam medo, conte uma história bacana, compartilhe uma receita nova, ria dos micos do seu amigo...

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3- Foque nas coisas que você pode controlar

Estamos vivendo um momento onde muitas coisas estão fora do nosso controle. A cura do corona vírus e a economia do nosso país, são algumas delas.  E resolver mentalmente essas questões, criando cenários  trágicos com mortes e fome, não ajudam em nada, pelo contrário. Quando focamos em resolver situações que fogem do nosso controle, provocamos em nosso organismo alterações químicas que alimentam a ansiedade, o estresse e a depressão.
Entregue a Deus todos os seus medos, apresente todas as suas necessidades nas mãos do Senhor e peça paz para o seu coração.
Quando os pensamentos ruins e os medos vierem, clame a Deus, e se foque nas coisas que você pode controlar.

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4 - Fique bem, de mente, corpo e alma

Ao acordar, faça uma oração agradecendo a Deus por mais um dia de vida, agradeça também por tudo o que Ele tem te preparado, peça perdão por todos os seus erros e fraquezas, apresente a sua necessidade nas mãos do Senhor e também a situação do mundo..
Tenha uma boa alimentação, não use a quarentena como desculpa para comer tudo o que tiver a sua frente.
Tire um tempinho para refletir sobre a vida, sobre você. Reveja os seus conceitos, aproveite o tempo livre para "se" colocar em ordem.
Por fim, faça  atividade física, eu sei que é chato (eu mesma detesto) mas é importante gastar energia porque isso alivia o estresse e melhora o humor. Invista também em técnicas de relaxamento, como  meditação, respiração e ioga, essas métodos ajudam a relaxar e podem te levar a um estado de equilíbrio.



É isso amigas, espero de alguma forma ter ajudado.
Beijos,
Cris























2 comentários:

  1. Excelente post amei Cris dicas super práticas

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  2. Suelen Foviks20/4/20

    Post incrível, eu amei! Parabéns pelo texto.

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