Navigation Menu

Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele

Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele Blog Cris Felix

Oi gente

Confira no post de hoje Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele.



 Higienizar, esfoliar, tonificar, hidratar e proteger. Uma pele saudável requer várias etapas de cuidado diário. A falta de tempo, cansaço e até a dificuldade de encaixar a compra de todos os produtos necessários no orçamento mensal acabam fazendo muita gente desistir de uma rotina de cuidados com a pele já na primeira semana – ou até antes de começar. Por isso, Nancy Ishikawa, esteticista e Educadora Técnica da Dermalogica , conta qual o ideal para a saúde da pele e sinaliza uma rotina mais flexível, viável e fácil de dar conta no dia a dia.
Veja a seguir algumas dúvidas comuns e as dicas da especialista
Seis passos para uma rotina completa
Duas vezes por dia é preciso higienizar, esfoliar, tonificar e hidratar. Antes de sair de casa, protegê-la dos raios UV. O uso de máscara duas vezes por semana completa o tratamento. Água e óleo não se misturam, então é preciso aplicar primeiro os produtos de base aquosa (mais leves) e depois os mais oleosos, caso contrário, cria-se uma barreira que impede que o produto aquoso penetre na pele trazendo o benefício proposto.  A sequencia dos produtos considerando esse quesito é higienizantes, tônicos, serums, potencializadores, hidratantes, primers e FPS. 
A área dos olhos e lábios também merecem atenção especial e específica. Um pré - higienizante potencializa a ação do higienizante, da mesma forma que o pré shampoo age nos cabelos.

Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele Blog Cris Felix

Sim, pode esfoliar diariamente (em alguns casos)
Os esfoliantes comuns do mercado são bem agressivos, por isso devem ser usados no máximo 3 vezes por semana. A Dermalogica defende a esfoliação diária com produto específico para uso diário (quando a pele não apresenta machucados ou sensibilidade) porque ajuda no processo de renovação celular, reduz os sinais do envelhecimento, melhora a textura e remove o excesso de pele morta que congestiona os poros. O Daily Microfoliant e o Daily Resurfacer são as sugestões da marca.
Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele Blog Cris Felix
Daily Resurfacer: Um tratamento único 3 - em - 1 para cuidar da pele lisa Formulado com um complexo botânico que ajuda a nivelar o tom da pele. sem causar irritação ou vermelhidão Cada dose contêm uma bolsa com grande quantidade de produtos para o rosto e o pescoço.Livre de cor ou fragrancia artificial. passe a esponja na face limpa e em movimentos circulares. Seguido com um hidratante concentrada dermatólogica
Daily Microfoliant: Um suave esfoliante facial para uso diário. Contém Ursina Aspergillis e Toranja para equilibrar a pigmentação da pele. Junto com farelo e extrato de arroz para regular a produção de melanina. Instantaneamente facilita a remoção de impurezas e células mortas da superfície. Deixa a pele maravilhosamente brilhante e mais radiante. Apropriado para todos os tipos de pele.
Onde comprar: www.nuspace.com.br
Drogaria Iguatemi Shopping JK
Drogaria Iguatemi Shopping Iguatemi

Rotina alternativa para falta de tempo
Higienizar para não obstruir os poros, hidratar para repor a barreira lipídica (óleo) que foi retirada na higienização além da água em si e sempre usar um protetor solar, que deve ser reaplicado constantemente ao longo do dia.
Pode aproveitar a hora do banho, mas cuidado com a temperatura!
Não é o ideal, mas se a água for morna não tem problema. A água em altas temperaturas pode ser muito agressiva para a pele desidratando-a e estimulando a produção excessiva da oleosidade para compensar.  O ideal é a temperatura ambiente, em torno de 24C. 
Sempre realizar o processo duas vezes ao dia
Sim. Pela manhã porque nossa pele não para de trabalhar enquanto estamos dormindo e devemos prepará-la para receber a maquiagem e proteger a pele dos agressores externos ao longo do dia. A noite devemos higienizar, pois a poluição tem resíduos que aderem à pele facilmente e são difíceis de retirar, ocluindo os poros e impedindo com que o sebo produzido saia, contribuindo para a formação de novos comedões (cravinhos) e congestionando a pele, deixando-a sem viço.    
Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele Blog Cris Felix

Sempre  usar espátulas para pegar o produto na embalagem
O hábito de colocar os dedos direto na embalagem do produto leva à contaminação e diminui a eficácia do mesmo. O ideal é usar uma espátula que deve ser higienizada a cada uso, já que depois de tocar a nossa pele ela também fica contaminada.. 

Esfregar a pele oleosa é o erro mais comum na aplicação dos dermocosméticos em casa
Quem tem a pele oleosa pensa que aplicar mais pressão para espalhar os produtos no rosto diminui o problema, mas acontece exatamente o contrário, já que a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo para se proteger.
Mesmo nas peles sensíveis as mãos são os melhores aplicadores dos produtos
Numa pele sensível é importante gerar o mínimo de atrito possível. O algodão é bem macio, mas ele solta fiapinhos então para uma pele com feridas não é bom. A gaze tem um pouco mais de textura e acaba sendo um pouco mais agressiva, mas para quem está com a pele sensível pode ajudar, já que não solta fios. Mas a própria mão ainda é o ideal.

Mitos e verdades sobre a rotina de cuidados com a pele Blog Cris Felix

Na área dos olhos, usar o dedo anelar
A região da área dos olhos é muito sensível, tem a pele mais fina e maior perda de água transepidermal (desidratação) pela falta de lipídeos (óleo). Fazer uma fricção muito grande pode agredir a pele e causar maior flacidez, além de acentuar ainda mais as rugas. Para aplicar produtos na região deve-se usar o dedo anelar pois temos pouca precisão nestes dedos e portanto a pressão que aplicamos acaba sendo menor.  

Atenção aos movimentos na aplicação do hidratante
Facial - sempre de dentro para fora e de baixo para cima para amenizar e prevenir as linhas de expressão. 
Corporal - sempre fazer movimentos das extremidades para o centro do corpo para estimular o sistema circulatório (Sanguíneo e linfático). 
Não esfregar a pele ao secar com a toalha
Secar a pele pode ser com toalha felpuda bem macia apenas com leves toques sem esfregar, justamente para não sensibilizar a pele. 

Gostaram das dicas? Espero que sim!
Chêros,
Cris

11 comentários:

  1. Amei as dicas, muita coisa importante

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas
    Com certeza vou usar
    Bjs lindona

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris,
    bem interessante o conceito do post, realmente tem muitas coisas ditas ser o certo que não é bem por, deivo também cada um ter um tipo de pele e isso pede com que os cuidados da pele seja diferente para cada umn, uma coisa que da para um , pode ou não pode dar para o outro e virse e versa. Amei sua ideia e as informações compartilhadas :)

    Um beijo !

    ResponderExcluir
  4. Cris
    Dicas anotadas e super interessantes, tenho pele oleosa e a limpo de manhã e á noite pois uso protetor solar sempre, mesmo dentro de casa.

    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  5. Ponto perfeito em todo o post😉.
    Dicas ótima tbm. Sempre uso uma espátula para pegar qualquer produto.
    Agora, eu tenho um problema sério com a água quente na hora do banho e aproveito para cuidar mais um pouco do rosto. Erradíssimo mais tô tentando eliminar da minha rotina.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que sou bem relaxada com minha pele...
    Gostei das dicas...em especial da esfoliação...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, vou cuidar bem mais da pele agora.
    Tem postagem nova no meu blog, vem me visitar:
    ♥ Blog → Plantão da Beleza
    ♥ Instagram → @simarapink
    ♥ You Tube → Vídeos
    ♥♥ BeijossssssssssSimara Pink ♥

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas, eu uso esfoliante apenas uma vez por semana.
    Vou tentar usar mais vezes pra fazer um teste.
    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Muito boas essas dicas, muita informação nova pra mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas Cris, eu adoro cuidar do rosto! Tenho minha rotina diária e sigo certinho!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei saber mais sobre o assunto. Vou seguir as dicas.

    ResponderExcluir

Gostaram? comentem :)

Siga @crisfeelix