Navigation Menu

Outubro Rosa alerta para o combate ao câncer de mama




A cirurgiã plástica Ingrid Luckmann comenta a importância da prevenção da doença

O mês de outubro é conhecido mundialmente pela campanha Outubro Rosa, período que lembra a importância da prevenção do câncer de mama, segunda doença mais comum entre as brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o diagnóstico tardio é a principal causa de morte – 27% das mulheres descobrem este tipo de câncer em estágio já avançado.

No décimo ano da ação no Brasil, a cirurgiã plástica Ingrid Luckmann reforça a importância da prevenção e cita algumas das principais formas de diagnóstico:  “Quando se detecta um nódulo pelo autoexame, ou seja, quando ele já está palpável, quer dizer, na maioria das vezes, que está em estado avançado e já se perdeu a oportunidade de uma detecção nos primeiros estágios. Além disso, a realização de exames de imagem, como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética são as escolhas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama, por isso, a necessidade do check-up periódico para todas as mulheres, inclusive, as que não têm histórico familiar”.

Por ser uma doença silenciosa muitas mulheres só a descobrem quando a mastectomia parcial ou total se fazem necessárias. No consultório da doutora Ingrid, por exemplo, aproximadamente 10% das cirurgias de mama são de reconstrução, o que representa um número alto. “A campanha Outubro Rosa é de extrema importância e ter um mês inteiro para falar sobre o assunto também. Pois, ensina a mulher a ficar atenta a outros sintomas, como:  presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do seio; e, liberação de secreção ou sangue pelo mamilo”, complementa.
Falando sobre reconstrução, o cirurgião-plástico ganha um papel fundamental nesse procedimento, pois hoje ele é considerado parte integrante do tratamento do câncer de mama. A cirurgiã comenta que, para que a região fique parecida com o que era antes, sem sequela, é preciso atentar-se à escolha correta da prótese e indica que, para a reconstrução, normalmente, as anatômicas ou as famosas “em gota” são as escolhidas, já que deixam o formato mais natural. Vale ressaltar que, a reconstrução não interfere no resultado oncológico, ou seja, é uma opção segura. Hoje o mercado evoluiu muito com próteses naturais, com diferentes formatos e mais segurança, como a linha Natrelle ®, da Allergan, que contém mais de 140 opções de texturas – aumentando a aderência do implante aos tecidos - e dois tipos de gel, tudo para deixar a mulher satisfeita. 
Segundo a especialista, a prática de atividades físicas regularmente, a alimentação saudável, o não consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo, são importantes formas de prevenção do câncer de mama, entre outras doenças. 

Um levantamento do Inca, aponta que são esperados, no Brasil, cerca de 60 mil novos casos a cada ano.  O câncer de mama atinge de 8% a 12% das mulheres até 80 anos de idade. As causas do tumor são variadas, mas quem tem casos na família, tem mais chances de desenvolver a doençaDesde 2012, a Lei 12.732 prevê que o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) comece em até 60 dias após o diagnóstico, independentemente da região da paciente, o que reforça a importância da prevenção, do autoexame, da atenção aos sintomas e da procura por um médico para esclarecer qualquer dúvida. 

10 comentários:

  1. Ótimo post amiga, muito importante essas informações. bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Assunto de grande importância para todas as mulheres!

    ResponderExcluir
  3. O câncer de mama infelizmente ainda atinge muitas mulheres, o autoexame é a forma de descobrir. Precisamos ficar sempre atenta, muito importante essa campanha do Outubro Rosa, Cris bjs.

    ResponderExcluir
  4. Conscientização importantíssima e um assunto que nunca devemos deixar de falar, no meu blog também fiz um post abordando o assunto!

    ResponderExcluir
  5. Todo alerta é válido, pena que as mídias não focam no ano inteiro em prevenção.

    ResponderExcluir
  6. Esse alerta devemos ter o ano inteiro, muito bom seu post! Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  7. Super dicas, nada melhor do que a prevenção bjo

    ResponderExcluir
  8. Se formos analisar os dados é muita gente com cancer de mama por isso acho mega importante esse tipo de projeto pq precisamos muito espalhar essas informações e que essa campanha cresça cada vez mais para conseguirmos alcançar mais e mais mulheres

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post, esse é um assunto muito importante! Esta semana fiz a mamografia e a enfermeira que me atendeu falou sobre a necessidade de se fazer o autoexame.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Campanha mega importante, temos que divulgar mesmo! Beijos

    ResponderExcluir

Gostaram? comentem :)

Siga @crisfeelix